DESTAQUES

Para os Pais




Para os Pais


Senhores Pais,

O atendimento aos pais serão realizados, preferencialmente, na segunda-feira, pela manhã e a tarde. O atendimento será no turno contrário de estudo do seu filho, no horário reservado à coordenação dos professores.

Alunos do turno matutino: atendimento à tarde - segunda-feria - de 14:00h às 16:00h.

Alunos do turno vespertino: atendimento pela manhã - segunda-feira - de 8:30h às 10:30h.

Caso não possa comparecer na escola no horário destinado, gentileza agendar outro horário para tratar dos assuntos relativos à vida acadêmica de seu (sua) filho (a). A sua presença é fundamental para o sucesso de nossos alunos. Compareca! participe!

Faça o teste para saber se seu filho sofre bullying na escola. Acesse o link abaixo e descubra:

http://educacao.uol.com.br/quiz/por-pontos/2011/03/23/seu-filho-esta-sofrendo-bullying.jhtm


Educação de Valores e Emoções
(Crônica de Cosete Ramos)

O filho comete uma, duas, três pequenas faltas.
O pai sabe. A mãe e os irmãos também.
A família se cala. A família consente.
E lá se vão os valores familiares...

O aluno comete um, dois, três pequenos deslizes.
Os colegas sabem. Os professores e a direção também.
A escola se cala. A escola consente.
E lá se vão os valores educacionais...

O jovem cidadão comete uma, duas, três infrações menores.
Os membros da sociedade sabem.
A sociedade se cala. A sociedade consente.
E lá se vão os valores sociais...

- Afinal, quais são os limites? Tudo é permitido? É proibido proibir?

            Estejam atentos para as mensagens subliminares que estão em nossas ações diárias: chegar atrasado (não cumprir horário), levar a criança à sala, quando deveria deixá-la na entrada (burlar normas e regulamentos), permitir que a criança freqüente a escola sem uniforme (transgredir regras), fingir que não viu o brinquedo que a criança levou para casa (incentivar a apropriação indébita - furto), pedir que a criança atenda ao telefone e diga que você não está (mentir), carregar todos os pertences do filho, resolver todos os conflitos ou problemas para ele (ser dependente),guardar todos os seus pertences e brinquedos (ser irresponsável), tratar mal às pessoas e subordinado(desrespeite o próximo, só você tem razão).

            Só o amor não basta. Ser pai é educar, orientar, repreender, determinar limites, dizer não. Estas e muitas outras mensagens são passadas sutilmente às nossas crianças, quando acreditamos que estamos fazendo o melhor para elas.
            Lembrem-se: o nosso exemplo é tudo.

            Ainda há tempo!

Equipe do CEF 17




Sendo assim, segue abaixo algumas sugestões de como proceder com a criança, contribuindo para o sucesso de sua formação:



• Dê mais atenção para seu filho, por mais simples que seja a situação;
• Reserve um momento para que possa dividir com ele histórias da sua vida, suas canções favoritas, entre outras;
• Incentive a leitura, buscando sempre oferecer livros e outros tipos de leituras, deixando em lugares visíveis e acessíveis no ambiente familiar.
• Pratique a leitura com ele;

 Coloque limites em relação ao uso de computador e televisão;
• Sempre revise as tarefas de casa após serem realizadas por ele;
• Ao realizar as atividades escolares, oriente e estimule seu filho a realizar pesquisas em enciclopédias, bem como auxiliá-lo na pesquisa de palavras no dicionário;
• Procure realizar passeios interessantes como lugares históricos, museus, zoológicos, teatros, etc.
• Dialogue acontecimentos que considera importante para seu conhecimento;
Tenha como prioridade manter contato com os professores, esteja sempre informado sobre o desenvolvimento do seu filho na escola, podendo ajudá-lo sempre que apresentar certa dificuldade.

     Ressalta se que enquanto pais ou responsáveis pela formação de uma criança é fundamental ter consciência do quanto sua figura é importante para a criança, bem como para o desenvolvimento dela.



Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola


A responsabilidade de educar

    Todos os pais deveriam ter em mente que estão preparando a nova humanidade, aquela que vai comandar o Terceiro Milênio e perpetuar na Terra a nossa descendência. Ora, queremos ter filhos que engrandeçam a raça humana e transformem todos os erros do passado em acertos que levem à evolução da nossa própria natureza. Parece difícil? Nem tanto. 
    Em geral os filhos admiram os pais e seguem seu exemplo. Podemos começar mudando nossas próprias atitudes, tendo mais compreensão, mais amorosidade, menos preconceitos, exercitando valores como a solidariedade e desenvolvendo maior consciência de nossa cidadania.
    Depois, precisamos despertar e cultivar nas crianças a capacidade crítica, de discernimento, de sociabilização. E estimulá-las a ser alguém que saiba falar e ouvir. Alguém que consiga manter a sua volta sempre um clima de camaradagem e interação. Alguém que possa reconhecer os próprios limites e tenha naturalidade em expor suas dificuldades. Tudo isso para que, quando adultas, estejam aptas a participar, cooperar, construir.
    Estamos falando da pessoa consciente, livre, independente, que se relaciona de forma construtiva com a comunidade, adotando um comportamento baseado na ética. Estamos falando do desenvolvimento da pessoa integral, apta a assumir seus papéis na vida de forma criativa e transformadora, pois é esta a função social do homem. 

Pequenas atitudes, grandes resultados

    Podemos ensinar aos nossos filhos o respeito à vida, ao semelhante e ao meio ambiente. Devemos começar com coisas simples, como não jogar papel no chão, não maltratar os animais, não danificar o patrimônio alheio. Pode parecer pouco, mas estas pequenas atitudes certamente vão moldar o caráter do futuro adulto e contribuir para o mundo melhor que todos desejamos.



Fonte: http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=795