DESTAQUES

S.O.E

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - SOE





O Serviço de Orientação Educacional (SOE) é um trabalho no qual busca-se administrar, resolver e viabilizar recursos que propiciem um melhor processo de aprendizagem e de autoconhecimento, uma integração entre a família e a escola, buscando a formação integral dos alunos.

Para isso, desenvolvemos ações preventivas, através de projetos anuais e ações emergenciais (pontuais e criativas), para atender demandas surgidas no espaço escolar.

Desafios do SOE

• Questões individuais dos alunos, nas dificuldades de aprendizagens, conflitos internos envolvendo a própria esfera familiar, incluindo a falta de afeto na vida do aluno, a violência social, conturbações socioeconômicas, crise de valores, influência da mídia, etc;

• Conflito entre professorXaluno, AlunoXaluno, em sala de aula e fora dela, ameaçando a qualidade do ensino, que nos faz questionar a finalidade da educação;

• Condutas consideradas inadequadas dentro e fora da sala de aula, com base em critérios compreendidos pelos alunos, tais como: aluno se indispõe a cooperar com professores, tratamento de descaso nas tarefas solicitadas, assume atitudes dispersivas durante as explicações, distração e falta de sentido para com os estudos.

• Falta de um bom relacionamento com os diversos profissionais que atuam na escola (não interagem socialmente), e nos diversos contextos do espaço escolar: patrimônio, ambiente, etc:

• Falta de motivação, baixo ritmo de aprendizagem e altos níveis de retenção, muitas vezes despercebidos ou desconsiderados devido ao modo silencioso instalado em sala de aula.


Para um bom desempenho escolar, é necessário que você observe os seguintes passos:


1-    Horário fixo para estudar.

2-    Lugar certo e adequado para estudar.

3-    Preparar o material antes de começar os estudos.

4-    Estudar cada matéria à medida que ela for ministrada.

5-    Buscar o significado das palavras desconhecidas.

6-    Anotar as dúvidas.

7-    Marcar em seu livro ou caderno as partes que achar necessário.

Bom Estudo!
Denise e Eliane




Como fazer uma boa leitura



O uso da leitura está sempre presente na nossa vida, ela é importante para construirmos conhecimento, e também para compreendermos o mundo, já que vivemos em uma sociedade letrada.
      Uma boa leitura enriquece o nosso vocabulário.
      Mas a leitura não está apenas delimitada em uma decifração de símbolos, mas sim em uma boa interpretação, compreensão e aproveitamento da leitura.  Há muitos casos de pessoas com dificuldades em compreensão de leitura, pois lêem um texto inteiro e no final, não compreenderam nada. Essas pessoas lêem passando os olhos nas palavras, mas na verdade não estão nem tendo consciência do que está sendo lido, muitas vezes ficam pensando em outras coisas ao mesmo tempo. Ou lêem várias vezes o mesmo parágrafo para compreender. 


Veja algumas dicas de como se livrar deste problema e conseguir compreender os textos e aproveitar mais a leitura:

* Ter concentração na hora da leitura, esqueça o mundo, foque o seu pensamento somente no que você ler.
* Leia lentamente, prestando atenção em cada detalhe para não correr o risco de haver algum engano na compreensão.
* Esteja sempre com um dicionário por perto, pois se caso encontrar uma palavra desconhecida poderá saber o seu significado, ajudando assim na sua compreensão.
* É importante, antes de começar a leitura, saber que tipo de texto é e qual o assunto ele aborda.
* Reserve um local sossegado, aconchegante, e sem nada para tirar a sua atenção.
* Pratique a Leitura! Quanto mais você ler mais gosto você terá pela leitura, e mais facilidade você terá para compreender.


Como estudar melhor

      Muitas pessoas vêem o estudo como algo complicado, difícil, e até chato, e isso faz com que passamos a ter dificuldades na hora de estudar, como por exemplo, a falta de concentração, mas muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário, o ambiente, e até mesmo uma boa alimentação antes do estudo pode ajudar para que ele se torne mais agradável.

Abaixo temos algumas sugestões:

* Primeiramente defina um horário do seu dia para se dedicar aos estudos, não existe um horário melhor ou pior, isso vai variar de pessoa para pessoa, e quem vai descobrir qual o melhor horário é você mesmo. O ideal é fazer isso todos os dias, não deixar tudo para estudar um dia antes da prova, pois assim não irá aprender nada. O tempo ideal para cada dia também dependerá de você, tudo vai depender da sua dedicação, uma dica é em uma hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.

* No ambiente de estudo é essencial que seja um local calmo, claro e bem ventilado, e de preferência que seja do seu agrado. Não deve haver nenhum elemento que possa desviar a sua atenção, como rádio, televisão, telefone, computador. Jamais estude deitado, na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.

* Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos de você. Faça também um planejamento de tudo que tem que estudar para não esquecer de nada.

* É importante que na hora de estudar você esteja bem alimentado, a fome prejudica os estudos, o raciocínio, e o entendimento do conteúdo, mas não fique comendo ao mesmo tempo em que estiver estudando, faça as refeições antes e depois dos estudos. Quando fizer refeições muito pesadas, dê um tempo de uma hora para a comida fazer a digestão.

* Tente se concentrar o máximo possível, procure se interessar mais pelo o que você estuda. Mas a concentração tem um limite, e quando o limite dela é ultrapassado, a pessoa perde totalmente a concentração nos estudos, e neste caso é melhor parar, relaxar, para depois retomar, se for o caso.

* Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.

* Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.