DESTAQUES

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Textos 8º ano e 9º ano - Multi - 2º bimestre - 2018


TEXTOS PARA MULTI – 8º e 9º ANOS


A SOCIALIZAÇÃO NA PRATICA DO ESPORTE



            O esporte vem trazendo um grande beneficio à sociedade, ajudando
Pessoas a vencer preconceitos e obstáculos, unificando povos e raças
Tentando abolir a discriminação e trazendo qualidade de vida aos praticantes.

            A diferença entre as classes sociais gera um enorme preconceito,
Onde o pobre é o principal alvo, dentro dessa vulnerabilidade, o menos
Favorecido acaba se distanciando dos princípios étnicos e cívicos
Escolhendo para si uma vida fora da lei, mas o esporte vem
Contribuindo significativamente em favor desses, ensinando uma arte e
muitas vezes apenas lapidando essa arte que já está implícita em
alguns, dessa forma eles aprendem que quando se tem vontade
qualquer obstáculo pode ser vencido, e é apresentado para eles uma
nova filosofia de vida que para muitos vira uma profissão.

            O esporte também tem o poder de unir as pessoas independente
Das diferenças que possam existir entre elas, hoje se vê povos e raças
Que se unem para realização de grandes eventos esportivos, pessoas
buscam o esporte não só por meio de realização profissional, mas o esporte
também traz uma enorme beneficio para saúde, fazendo dessa
Prática algo saudável para qualquer cidadão cosmopolita, sendo ele jovem ou idoso.

            Entretanto o esporte estreita os laços entre as pessoas as
tornando cada vez mais sociáveis, mostrando através de uma arte que o ser
humano pode viver bem um com o outro, deixando as diferenças de lado.

 

HÁ 35 ANOS, MORRIA JESSE OWENS, O HOMEM QUE 'DERROTOU' HITLER


Atleta negro conquistou 4 ouros em 1936, na 'Olimpíada do nazismo'


Há exatos 35 anos, no dia 31 de março de 1980, falecia o vencedor de quatro medalhas de ouro olímpicas e um dos atletas mais conhecidos da história:Jesse Owens. Aos 66 anos, não ele não resistiu às complicações derivadas de um câncer de pulmão por conta do vício em cigarro que se iniciou após sua vida atlética. Sua história, porém, viverá para sempre como um dos mais importantes e emblemáticos que o esporte já proporcionou ao mundo.
Suas quatro medalhas de ouro foram conquistadas na Olimpíada de Berlim, em 1936, em plena Alemanha nazista. James Cleveland Owen já sofria com o racismo desde sua infância, quando sua família decidiu se mudar de Oakville, no Alabama, para a cidade de Cleveland, em Ohio, fugindo da segregação racial do sul dos Estados Unidos na época em uma grande onda de migração.
Aos 23 anos, foi à Alemanha para disputar os Jogos Olímpicos de Berlim. Idealizados e abertos pelo Chanceler Adolf Hitler, o objetivo do evento era claro: provar a superioridade do corpo de cor branca perante às outras etnias. A Alemanha, de fato, ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com 33 ouros, por conta da grande mobilização nacional no 'auge' do regime nazista. Simbolicamente, porém, o nazismo de Hitler foi derrotado.
Após Cornelius Johnson, outro atleta negro, ganhar a medalha de ouro no salto em altura, Hitler, que estava presente no Estádio Olímpico de Berlim, se recusou a descer da tribuna para cumprimentar os medalhistas negros. A seguir, foi iniciada a saga de Owens: ele venceu os 100 e 200 metros rasos, o revezamento de 400 metros e o salto em distância. Na 'Olimpíada do nazismo', o atleta negro terminava como grande ídolo e aclamado por todas as nações, inclusive pela juventude alemã, para ira do regime. Na prova dos 200 metros, foi cumprimentado até mesmo pelo alemão Luz Long, que terminara em segundo lugar.

Retirado de : https://www.ushmm.org/wlc/ptbr/article.php?ModuleId=10007985


PRESENÇA DE MULHERES NO ESPORTE CRESCE, MAS PRECONCEITO NÃO DIMINUI

 A presença das mulheres no futebol vem se tornando cada vez maior em todas as modalidades, mesmo assim o preconceito contra as atletas e profissionais da área ainda é muito presente. E mesmo com o grande número de feitos e conquistas de atletas, a visibilidade e credibilidade delas são colocadas diariamente em debate apenas pelo seu gênero.
Um bom exemplo é o da jogadora Marta. Em dezembro de 2015, Marta passou Pelé e se tornou a maior artilheira da Seleção Brasileira, com 98 gols. O rei possui 95 gols em 114 jogos com a camisa amarela. Mesmo assim, não só a atacante como todas as meninas do futebol feminino sofrem com a falta de, entre outros fatores, visibilidade, patrocínio, apoio e o preconceito. E dentro do futebol, esporte historicamente voltado aos homens, as mulheres que se aventuram em exercer alguma função enfrentam diversos desafios.
Ainda existe um longo caminho a ser trilhado pelas mulheres no espaço do esporte. “O universo dos esportes é muito masculino, e muitas vezes as mulheres não são levadas a sério”. Acredito que deve levar um  tempo para que a sociedade absorva e olhe para essas mulheres de modo diferente e dando valor a  suas participações no espaço do esporte, independente da modalidade”, finalizou.
Adaptado para fins pedagógicos
Descrição: https://lh4.googleusercontent.com/lABfBIVUAvv4AdLzF8de_S9sH50J9E7NAD6daOarlTMLUgWJKhWSEE-Eid-nD3f45zd-L3iBhCMrsGebWMnWxZ2sQFBU9B1CtHQ8fljzJSHCsGYN9e0Wy4XrnJlTs6vqEZk-EU7d


Nenhum comentário:

Postar um comentário